HISTÓRICO

Tudo começou em 1998, quando um grupo de escritores e ilustradores de literatura infantil e juvenil, a partir de conversas informais, constatou que, apesar de sermos uma das forças mais importantes do mercado editorial, não tínhamos uma Associação que servisse como nossa porta-voz, um espaço onde pudéssemos dialogar e debater.

Até então, os encontros e reuniões esporádicas aconteciam em Salões e Feiras de Livros pelo Brasil afora, ou nas tradicionais visitas às escolas. Nossos contatos limitavam-se, quase sempre, aos autores que viviam nos grandes centros urbanos. Dos companheiros que residiam em cidades de pequeno e médio porte, na maioria dos estados brasileiros, praticamente não tínhamos notícias.

Um primeiro levantamento mostrou que um número expressivo de autores, entre 300 e 500 autores, publicava obras de literatura para crianças e jovens em várias editoras. Essa constatação fortaleceu a demanda por uma Associação que fosse representativa desse conjunto de profissionais.

Realizamos, então, reuniões preliminares no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Belo Horizonte e em Porto Alegre. Além disso, fizemos contatos por e-mail com autores de outros locais. De todos os cantos recebemos apoio. Em 30 de junho de 1999, numa assembléia histórica na Casa da Leitura, no Rio de Janeiro, com a presença de mais de 50 autores, além de uma expressiva votação nacional via e-mail, elegemos a primeira chapa para a presidência de nossa entidade.

Desde o momento da criação da AEI-LIJ, tínhamos um propósito, e o próprio nome escolhido evidencia isso. A AEI-LIJ representaria os dois criadores no segmento literário: escritores e ilustradores.

Ao longo dos anos a AEI-LIJ se fortaleceu. Aconteceram também divergências e desligamentos... Mas, se por um lado perdemos alguns companheiros, ganhamos a adesão de outros tantos escritores e ilustradores.

A AEI-LIJ tem procurado, principalmente, estimular a coesão da categoria, em defesa dos interesses e direitos de nossa classe.

É importante sinalizar que a diretoria e os representantes regionais de nossa Associação, eleitos democraticamente, trabalham voluntariamente, doando tempo e esforço a uma causa que consideram imprescindível.

Ao longo do tempo, tivemos uma série de vitórias, aprendemos com os equívocos e podemos dizer que hoje somos reconhecidos e respeitados nacionalmente.

Nos últimos oito anos conseguimos estabelecer parcerias importantes com diversos órgãos públicos, instituições, feiras de livros, fundações e empresas que se dedicam ao incentivo da leitura.

Para que possamos manter essa representatividade é necessário que a AEI-LIJ continue crescendo. É importante a adesão de um número cada vez mais expressivo de autores para que unidos possamos lutar por nossos direitos e pelo fortalecimento da Literatura Infantil e Juvenil em nosso país.